Saiu uma matéria nossa no Jornal Comum , agora que temos a mídia falando do Uniforme da seleção Brasileira, muitas pessoas, empresas e a própria mídia estão concentrando seus esforços em fazer com que a notícia vire febre. Segue abaixo:
Uniforme verde
Seleção Brasileira de Futebol estreia nova coleção de camisetas com uma novidade em seu processo de produção: reciclagem de garrafas PET
No dia 3 de março, lojas de todo o Brasil receberam a nova camiseta da seleção brasileira, feitas a partir de garrafas PET. Esta, será a camiseta oficial da Copa do Mundo na África do Sul. Outras seleções como Holanda, Coréia do Sul, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia, Eslovênia também adotaram o material reciclado na confecção das camisetas.
De acordo com a Nike, fabricante oficial destas seleções, 8 garrafas PET são utilizadas na confecção de cada camiseta, reduzindo cerca de 30% do consumo de energia elétrica, a camiseta permite 7% a mais de circulação de ar, em relação às feitas sem o material reciclado.
Os consumidores aceitaram bem a novidade proposta pela Nike; em sua loja no Shopping Higienópolis, no centro de São Paulo, mesmo com o valor de 239 reais, há boas vendas e aceitação popular.
Em entrevista realizada com dez estudantes, sete afirmam terem se interessado mais pelo produto por ter sido feito com material reciclado. Bianka Vazquez, 19 anos, estudante de Direito, comenta a maneira como as roupas feitas de PET são fabricadas é tão boa, que não parece ter sido reciclável, fazendo-nosesquecer o estereótipo de lixo ou coisa usada. “Fizeram os brasileiros repararem mais no meio ambiente de uma forma bem brasileira mesmo”, afirma Bianka. Vargas, 18 anos, estudante de medicina, enxerga a ação como boa chance de marketing verde “O futebol não apenas no Brasil, mas no mundo todo, é usado como grande veículo de marketing, então, por que não usá-lo na conscientização”, sugere.
Vanda Ferreira, 47, biomédica e Sílvia Prado, 37, administradora, respectivas diretoras e administradoras do projeto “Eu faço a diferença no mundo”, desenvolvem camisetas a partir de garrafas PET e as promovem a partir de eventos em faculdades e congressos, enfatizam que a reciclagem de PET, favorece o meio ambiente e gera uma renda maior para os catadores, permitindo a inclusão social, através de um ato tão nobre. “Gostaríamos que o fato da seleção Brasileira usar malha reciclada fosse bastante divulgada, e que fosse feita uma conscientização da população em relação à reciclagem de materiais. Nosso povo precisa saber a importância de não se jogar sequer uma ponta de cigarro no chão”, contam.