Muita se fala sobre respeitar o meio ambiente, mas nem sempre sabemos que pequenas atitudes podem trazer mudanças significativas para o planeta, o que precisamos é mudar os nossos hábitos de consumo, e como essa mudança é cultural, sabemos que leva tempo, mas vale a pena tentar. O texto abaixo retrata bem esse choque cultural. Vamos quebrar os paradigmas ?
USE A CABEÇA
Pequenas atitudes que você nem pensava, mas fazem toda diferença.
– Não peça comida para viagem.
Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
– Participe de ações virtuais.
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
– Considere o impacto de seus investimentos.
Seu dinheiro não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
– Proteja as florestas.
Por anos os ambientalistas foram vistos como “eco-chatos”. Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
– Nunca é demais lembrar: recicle no trabalho e em casa.
Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
– Faça compostagem.
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
– Reduza o uso de embalagens.
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar
água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
– Compre papel reciclado.
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
– Utilize uma sacola de tecido para as compras.
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar.
– Plante uma árvore.
Cada uma delas absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Se preferir, inscreva- se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
– Compre orgânicos.
Você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de
vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera.
– Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata.
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais
claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe
apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos.
– Frequente restaurantes naturais/orgânicos.
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando
pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e
menos agressivos ao meio-ambiente.
Você gostou das dicas ?
Use também camisetas ecológicas
Lindos modelos em nossa loja virtual www.camisetafeitadepet.com.br
Texto parcialmente extraído do site www.viaron.com.br