Navegando na internet, buscando informações sobre realmente quais são os pilares da sustentabilidade na era globalizada, a melhor definição que achamos foi essa extraída do blog: http://marcinestorino.blogspot.com
Quem fala é Marina Silva, uma ambientalista nata, antes de ser política.
Veja as definições dos sete pilares da sustentabilidade feitas por Marina Silva:
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
“Transformar as vantagens comparativas em vantagens competitivas. Precisamos ser capazes de transformar os recursos naturais e os bens e serviços que produzimos em melhoria da qualidade de vida das pessoas, em saúde, educação, entretenimento, vida digna e plena para as pessoas. Enfim, um mundo melhor de viver.”
Para nós, essa é a nossa razão de existir. Uma das frases que a gente sempre fala quando vende uma camiseta. Você vai usar petróleo para fazer poliéster, com as milhões de garrafas jogadas no meio ambiente?
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
“Equilibrar os princípios de equidade, buscando fazer com que a vida de todas as pessoas possa ser digna de ser vivida.”.
Um conceito que tentamos passar para os nossos consumidores: As garrafas que as pessoas jogam nas ruas, muitas vezes são o pão do catador. Ter essa visão possibilita tratar o que é considerado lixo com luxo.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
“Utilizar os recursos de tal forma que as necessidades de vida digna e plena possam ser satisfeitas sem comprometer a vida digna e plena daqueles que ainda não nasceram”
Construir sem destruir, esse é o nosso lema. Agindo assim as futuras gerações estão garantidas e, sobretudo praticando a educação ambiental, temos a certeza de ter um planeta melhor nos próximos anos.
SUSTENTABILIDADE CULTURAL
“Se nós não formos capazes de ter um modelo de desenvolvimento que preserve a diversidade, temos um problema. Não há inovação na mesmice, só há inovação na diversidade. Sem ela, entramos em erosão cultural.”.
Quem iria imaginar que apenas 5 décadas, separam o nascimento do pet e a utilização dele para reciclagem. Inovar é achar soluções sustentáveis para os problemas que nascem dia a dia no mundo e transformar garrafas pet em camisetas é uma inovação.
SUSTENTABILIDADE ÉTICA
“Nós somos seres que nos importamos uns com os outros, com os que estão aqui e com os que virão no futuro. Isso se chama laço social ou aliança intergeracional. Isso não se resolve na técnica, isso se resolve na ética. Se eu não me importo com os que ainda vão nascer, eu vou destruir os recursos de milhares e milhares de anos pelo lucro de apenas algumas décadas. Isso é um fim da espécie humana.”.
Ética é o nosso pilar, nós trabalhamos em prol de relações comerciais éticas e talvez por isso não sejamos ainda uma potência, porque não nos vendemos por nada. Nossos ideais dinheiro nenhum compra.
SUSTENTABILIDADE POLÍTICA
“Tem a ver com o que estamos fazendo aqui. As pessoas estão reunidas, debatendo, tentando criar uma maioria, um espaço de convergência para que todos nós possamos nos movimentar numa outra direção. Se os recursos naturais são finitos, nós temos que trabalhar no sentido de que cada vez se produza mais com um menor volume de recursos naturais. Não tem um salvador da pátria. Não será a Marina, não será a Dilma, não será o Obama. Seremos nós, que temos que assumir isso como um valor. Nós geralmente queremos terceirizar os problemas. A gente gosta de se enganar. A gente quer que alguém prometa que vai resolver o problema da corrupção. Lamento, mas a corrupção não é um problema da Dilma, do Serra, do Lula, do Fernando Henrique, do Itamar, nem do Collor. A corrupção é um problema nosso. Isso é a sustentabilidade política. Enquanto a corrupção for um problema da Dilma, teremos corrupção. Quando virar um problema nosso, pode ter certeza de que haverá uma qualidade para as instituições brasileiras.”.
Nós acreditamos que tudo vem da Educação. A hora que conseguirmos educar de fato as crianças para respeitar o outro e participar da vida do país, estaremos caminhando rumo a uma Nação melhor. Sem conversa e debate não há democracia.
SUSTENTABILIDADE ESTÉTICA
“Algumas coisas têm valor simbólico e não puramente econômico. O Pão de Açúcar (no Rio de Janeiro) pode não ter nenhuma liquidez, mas nenhum de nós vai deixar destruir o Pão de Açúcar para virar brita. Isso é sustentabilidade estética.”.
Para nós a frase diz tudo. Como temos belezas naturais que dão o Brasil título de campeão de locais destinados à prática de sustentabilidade. Precisamos diversificar essa informação e nos orgulhar mais do nosso Brasil.
Vista essa ideia em www.camisetafeitadepet.com.br