Aproveitando a inspiração que a primavera nos traz, ontem, mais uma vez, me emocionei ao ver a reportagem no Domingo Espetacular da Rede Record, falando sobre as histórias de amor e amizade no mundo animal.
É simplesmente incrível a forma como a vida se transforma para “tentar” “ensinar” o ser humano a viver. Sim, ainda não sabemos viver. Brigamos e matamos sem precisar. Matamos na forma literal ou emocional. Quantas vezes ferimos e somos feridos “de morte” por alguém que temos em grande estima? Porque não aprendemos simplesmente a respeitar cada um como se é, com suas qualidades e defeitos? Porque não aceitamos as pessoas como elas são e sempre tentamos impor o que queremos que elas sejam?!
Onde está escrito que o mundo tem que ser como nós queremos? Onde está escrito que somos os “donos do mundo”? Somos tão pequenos na imensidão do universo, mas ao mesmo tempo somos tão grandes se deixarmos nossos bons sentimentos fluir…
A natureza tem se transformado de uma maneira fantástica para nos provar que se pode viver em harmonia respeitando as diferenças.
Na reportagem da record, foi narrada a história de uma leoa, solitária e deprimida, que adota, como se fosse filho dela, um bebê antílope, sendo que os antílopes são as presas preferidas dos leões. O caso aconteceu no Quênia. Especialistas da reserva acreditavam que em poucas horas o bebê seria devorado, mas isso não aconteceu. O filhote e a mãe adotiva caminham juntos pela savana africada e não se desgrudam um só momento. A leoa, faminta, não sai para caçar, para não deixar o bebê sozinho. Um animal selvagem, com um senso de responsabilidade que não se vê em muitas mães por ai, que coloca em risco à própria vida, para proteger aquele a quem elegeu seu filho por livre escolha. É uma interrogação como ela adotou a presa como sua cria. Infelizmente o instinto maternal era apenas dela, e um leão do bando, em um momento de descuido da mãe, atacou o filhote. A leoa fica transtornada. Após o ocorrido, ela se recuperou e incrivelmente, adotou mais cinco bebês antílopes.
Os animais podem sentir emoções profundas e muito mais complexas do que podemos imaginar.
O orangotango Surya é amigo inseparável de um cachorro da raça perdigueiro. O cachorro, que apareceu no parque por um acaso, nunca mais foi embora. Os dois dividem as refeições, nadam e brincam juntos.
Um hipopótamo que perdeu a família no tsunami de 2004, encontrou apoio na amizade com uma tartaruga, o morador mais antigo, que tem 130 anos. Os dois se comunicam com delicadeza, chamando um ao outro com mordidinhas como convite a um passeio. A amizade parou até nos livros infantis. Hoje, mesmo com os dois “casados” eles ainda se encontram para um bate-papo entre amigos.
Estes são apenas alguns casos. Indico para vocês assistirem a matéria completa no endereço: http://noticias.r7.com/videos/conheca-as-mais-incriveis-historias-de-amor-e-amizade-no-mundo-animal/idmedia/4e7fe6ad92bb651fc584d955.html
Vamos aprender com a natureza, com estes animais, que colocam o amor e o respeito acima de qualquer diferença, acima até mesmo de sua sobrevivência, como é o caso da leoa.
Estive pensando nos últimos tempos e cheguei a conclusão que amo as pessoas que amo, justamente por seus defeitos! Porque ninguém é perfeito, e se fosse, não teria a mínima graça. A grande lição da vida é respeitar-nos uns aos outros e aceitarmos cada um como se é, sem jamais tentar mudar o outro. Podemos mudar apenas a nós mesmos.
Uma linda semana a todos.
Com muito amor e amizade.
Com respeito acima de tudo!
Abraços
Equipe Camiseta Feita de PET