O mundo acompanhou estarrecido os acontecimentos que assolaram o Japão, em 11 de março deste ano.
Ainda é presente as imagens fortes em nossas mentes e a dor em compaixão aos que sofreram imensamente com tal evento. Não somente a catástrofe natural da tsunami, o mais preocupante foi o tocante de responsabilidade do homem: a usina nuclear de Fukushima.
O Brasil, apesar de também possuir usinas de energia nuclear, é um exemplo para o mundo no quesito fontes renováveis. O Governo precisa voltar seus olhos a buscar soluções para baratear o custo de fontes de energias alternativas, que ao mesmo tempo que aproveita os recursos naturais, o preserva e preserva a vida humana. Não podemos mais admitir o risco que corremos no uso da energia nuclear. O Japão é exemplo recente, mas já tivemos o desastre de Chernobil, em 26 de abril de 1986, que matou 15 mil cidadãos, mas este número está subestimado. Algumas fontes citam cerca de 80 mil e dizem que este acidente continua fazendo vítimas.
Compreensível e justo o megaprotesto dos japoneses.
Fonte: G1. Japoneses fazem megaprotesto contra usinas nucleares. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/japoneses-fazem-megaprotesto-contra-usinas-nucleares.html. Acessado em 19 set 2011.