Uma das grandes dificuldades que encontramos é local certo para descarte de lixo eletrônico, porque mesmo que sejamos consumidores conscientes, sempre temos algo para descartar. Procurando na internet essa informação achamos um site bem bacana , onde basta você digitar o seu CEP e terá a informação de onde pode levar o seu lixinho sem prejudicar o meio ambiente.
Infelizmente essa informação serve apenas para a cidade de São Paulo, mas podemos exigir que ela se torne nacional, que tal?
Projeto “e-lixo maps”, parceria entre SMA e Instituto Sérgio Motta, ajuda cidadão a encontrar local mais próximo para levar pilhas, celulares e outros
Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse “e-lixo” não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele? Se você respondeu sim para todas as questões, fique sabendo que agora ficou mais fácil descartar esse tipo de lixo. É que entrou no ar, nesta terça-feira, 2, o projeto “e-lixo maps”, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sérgio Motta.
No site www.e-lixo.org, inserindo o CEP e o tipo de “e-lixo” que você precisa descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo. O projeto associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de “e-lixo” em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada de forma mais funcional e lúdica. Além dessa prestação de serviço, o projeto prevê, também, o cadastramento de mais pontos de coleta.
A ideia de criar o projeto “e-lixo maps” surgiu após a realização, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da campanha “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle. Não descarte essa idéia”. A ação, que aconteceu no dia 30 de outubro de 2008, teve como objetivo arrecadar pilhas, baterias, celulares e carregadores em centenas de pontos de coleta espalhados pela Capital e em 372 municípios.
A participação da população neste mutirão superou as expectativas e mais de 50 toneladas foram arrecadadas, mostrando que muitas pessoas não possuíam um lugar adequado para levar esse tipo de lixo. Com o “e-lixo maps” ficará mais fácil para a população encontrar uma destinação correta e ecológica para seu lixo eletrônico.
Confira o site www.e-lixo.org e faça sua parte para ajudar a cuidar do meio ambiente.