A importância da coleta seletiva

Estamos fazendo várias enquetes tanto no nosso blog  quanto na loja virtual www.camisetafeitadepet.com.br  sobre as vertentes do tema sustentabilidade. Na última enquete em que participaram 462 pessoas constatamos as mudanças de comportamento em relação a coleta seletiva de lixo. Segue abaixo um texto explicativo da importância da coleta seletiva:

 O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca  de 76% deles), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.

As conseqüências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.

Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema.

Nosso lixo é composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitável. A Coleta seletiva consiste na separação de tudo o que pode ser reaproveitado, enviando-se esse material para reciclagem.

Mas o que é coleta seletiva? E o que ela pode contribuir para a minimização dos resíduos?

Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando, quanto por um grupo de pessoas (empresas, condomínios, escolas, cidades, etc.).

A coleta seletiva contribui para a minimização de resíduos, pois, é um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regrinhas básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de 3 R, que é a letra inicial de cada uma das palavras-chave.

 Portanto, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo e sim materiais para reciclar, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 Segue quadro demonstrativo da coleta:

Quando a empresa responsável pelos resíduos não faz a coleta, o que você faz com o seu lixo?
Separo e aguardo a coleta normalizar.
59%
Queimo o lixo.
2%
Jogo em um lugar qualquer.
2%
Deixo na lixeira até a coleta normalizar.
15%
Coloco no lixo comum.
22%

Votos: 462

Related posts

A Amazônia e o desmatamento: desafios e oportunidades

Como a sustentabilidade pode impulsionar a (RSC) Responsabilidade SC

Camisetas Promocionais Personalizadas de Garrafa PET

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. SAIBA MAIS