Roterdã polui 20 vezes mais que São Paulo

Entre as cidades brasileiras, capital paulista ficou em terceiro, atrás de Rio de Janeiro e Porto Alegre

Na matéria de capa da Isto é On line, em 26 de janeiro de 2011, somos alertados dos altos índices de poluição que nosso planeta vem sendo vítima. Segue:

As metrópoles brasileiras emitem em torno de um décimo de gases de efeito estufa em comparação a grandes cidades americanas como Denver e Washington. É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Iied, na sigla em inglês), com recursos do Banco Mundial. Com base nas emissões per capita da população, o relatório analisou 100 cidades em 33 países.

Do Brasil, foram incluídas no estudo São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre. O Rio é a metrópole que mais emite gases-estufa (2,1 toneladas de poluentes por habitante/ano), seguida de Porto Alegre (1,48 t/habitante/ano) e São Paulo (1,40 t/habitante/ano). No mundo, a cidade de Roterdã, na Holanda, é a que registra maior emissão per capita (29,8 t/habitante/ano), seguida de Denver (EUA) e Sydney (Austrália).

“As grandes cidades têm sido responsabilizadas por contribuir com o aquecimento global. Mas muitas delas têm emissões per capita baixas, mesmo com elevado grau de urbanização e consumo de seus habitantes”, afirma Daniel Hoornweg, autor do estudo e especialista em urbanismo do Banco Mundial. Um exemplo são cidades europeias como Paris (5,2 t/habitante/ano), que responde por menos da metade das emissões de um morador de Shangai, na China (11,7 t/habitante/ano).

Segundo o estudo, as emissões urbanas per capita refletem a estrutura econômica das metrópoles. Uma cidade com indústrias pesadas, uso massivo do transporte individual e energia gerada por carvão produzirá mais emissões que uma cidade de economia baseada em serviços, com boa infraestrutura de transporte público e com energia produzida em hidrelétricas.

—-

Agora perguntamos: qual será o preço que precisaremos pagar pelo crescimento desenfreado e sem controles de nossas indústrias? Sustentabilidade é possível, basta investir e inovar.

Patrícia

Fonte:
ROTERDÃ polui 20 vezes mais que São Paulo. Isto é Independente,26/01/2011. Isto é Tecnologia & Meio Ambiente. Disponível em <http://www.istoe.com.br/reportagens/121589_ROTERDA+POLUI+20+VEZES+MAIS+QUE+SAO+PAULO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage >. Acessado em 28/01/2011

Related posts

A Amazônia e o desmatamento: desafios e oportunidades

Como a sustentabilidade pode impulsionar a (RSC) Responsabilidade SC

Camisetas Promocionais Personalizadas de Garrafa PET

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. SAIBA MAIS