Mas de concreto o que as empresas tem feito para a preservação do meio ambiente e principalmente para a conscientização dos seus colaboradores? Palestras, seminários, e muito blá, blá, blá. Para as empresas que vivem de comercializar produtos ditos ecologicamente corretos o mercado está maravilhoso, porém para as empresas focadas em projetos sócios ambientais, a coisa anda cada vez pior.
A função das empresas na semana do meio ambiente é além de conscientizar, envolver seus colaboradores em ações práticas. Não adianta ter um time que finge ter consciência ambiental. Aquela turma que dá idéias, mas que ao entrar no carro e fumar um cigarrinho depois de um dia estressante, joga sua bituquinha na rua, que vai parar no córrego, que enche quando chove que inunda a casa, e que acaba trazendo problemas as pessoas menos favorecidas.
Ou ainda aquele amigo que depois do futebol, toma cerveja ou refrigerante e sem querer vai jogando as latinhas ou as garrafas pet na rua e que acabam parando no Tietê. E olha que andando nas mais diversas cidades do Brasil de carro observamos várias pessoas fazendo isso, sem distinção de classe social.
As empresas precisam criar um ambiente onde o foco seja a geração de informação ambiental. Nada se constrói sem educação, porém, essa construção deve ser diária com ações práticas que levem os indivíduos a repensarem suas atitudes e retransmitirem a informação. Nos congressos e eventos que trabalhamos apenas 3.5% das pessoas conhecem a camiseta feita de pet.
E olha que a tecnologia de transformar garrafas pet em camisetas já existe no Brasil há pelo menos 10 anos. Então falta transmitir informação. Essa é a nossa função, então vamos que vamos!
Mas esse é um artigo longo. Não temos muito que comemorar no dia do meio ambiente. Quem sabe o ano que vem…
Silvia