Fonte: http://invertia.terra.com.br
A Rede Pão de Açúcar está mudando suas sacolas plásticas. Agora, elas são capazes de suportar 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos da versão anterior. A alteração se insere no programa de consumo consciente e de preservação do meio ambiente. “A ação está alinhada aos esforços destacados pela empresa para oferecer soluções viáveis que colaborem com a redução das sacolas plásticas e seu impacto no meio ambiente”, afirma o diretor de Responsabilidade Sócio- Ambiental do grupo, Paulo Pompilio. Com o projeto, a rede espera reduzir neste ano em até 20% o volume de embalagens que circulam em suas lojas.
O reforço da embalagem visa evitar o desperdício, como o uso de duas ou três sacolas sobrepostas. Na prática, significa que o consumidor não precisará mais temer pela resistência na hora de colocar os produtos adquiridos na loja. Agora, por exemplo, será preciso apenas uma embalagem para carregar duas garrafas de dois litros de refrigerante ou um pacote de cinco quilos de arroz.
“Reduzir, reutilizar e reciclar são as premissas que norteiam nossos programas de consumo consciente. No caso das novas sacolas, investimos fortemente na conscientização dos nossos colaboradores e clientes sobre a importância desses temas, especialmente no que se refere ao combate ao desperdício”, diz o diretor de operações da rede, João Edson Gravata.
Os consumidores que desejarem destinar as sacolas utilizadas para reciclagem ou reuso poderão entregá-las em uma das 105 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever espalhadas por diversas cidades. A mudança na sacola plástica faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida), que conta com as parcerias do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief). Pesquisa do Ibope com 600 pessoas das classes B, C e D mostra que nada menos do que 71% dos entrevistados indicaram as sacolas plásticas como forma ideal para o transporte de compras.
Os testes com a nova embalagem começaram em junho de 2008 em nove lojas da rede. No início do projeto-piloto, 26% dos consumidores preenchiam as sacolas até atingir sua capacidade máxima. Hoje, o porcentual já chega a 60,8% e a expectativa é de que o índice evolua para o patamar de 80% neste ano.